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Maricá dá pontapé inicial para mudanças na mobilidade urbana

Obras na Estrada dos Cajueiros em Maricá - Alex Ramos - Enfoco
Obras na Estrada dos Cajueiros em Maricá - Alex Ramos - Enfoco |  Foto: Obras na Estrada dos Cajueiros em Maricá - Alex Ramos - Enfoco
Plano ainda definirá que medidas serão adotadas. Foto: Alex Ramos

O Instituto da Mobilidade Sustentável Rua Viva ficará responsável pela implementação do Plano de Mobilidade em Maricá para os próximos anos. A decisão foi tomada nesta terça-feira (1º) em reunião realizada com a Secretaria Municipal de Urbanismo. O objetivo é oferecer à cidade uma malha viária eficiente, reduzindo riscos, custos e tempos de deslocamentos, aumentando a mobilidade urbana da cidade.

O encontro virtual foi conduzido pelo secretário Celso Cabral, com a participação de representantes do instituto. De acordo com Cabral, o Rua Viva instituto vai elaborar, dentro do escopo do plano, rotas alternativas de trânsito principalmente no entorno da rodovia RJ-106, e ainda um sistema de interligação entre os distritos que possibilite evitar a passagem pela estrada que corta o território do município. Outras intervenções de grande porte, como a construção de viadutos, também foram citadas na reunião.

“A integração dos distritos e seus bairros virá primeiro e, em seguida, teremos essas intervenções viárias maiores que ainda serão estudadas. É preciso entender o que a cidade está nos dizendo e nos solicitando para podermos responder e atendê-la de forma adequada. Essa é a missão do Plano de Mobilidade”

Celson Daniel, secretário de Urbanismo

Plano de Mobilidade

O Plano de Mobilidade serve para dotar a prefeitura de um instrumento de planejamento e gestão da mobilidade urbana com vistas à melhoria das condições de deslocamento intra e intermunicipal e do acesso amplo aos bens e serviços, priorizando o transporte coletivo e o não motorizado. Propõe um conjunto de diretrizes e propostas de ação que conduzam à modernização das infraestruturas e sistemas de transportes, de modo integrado aos instrumentos legais como o Plano Diretor.

O município deve também promover e facilitar os meios não motorizados de transporte, como deslocamento a pé e por bicicleta, e favorecer o acesso para idosos, gestantes, e pessoas com algum tipo de deficiência.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem por base a lei federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, cujo objetivo é elaborar um instrumento de planejamento com propostas de ação para promover uma mobilidade urbana sustentável e estimular a integração dos meios de transporte e avanço da acessibilidade, e deve garantir a participação social na sua elaboração.

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